Se tem uma coisa que adoro fazer, é reunir os amigos para comer, beber e jogar conversa fora. Agora, quando você dá a sorte, como eu, de ter esposa e amigos que adoram cozinhar, é o paraíso!! 😀

Outro dia, houve um encontro de amigos do vinho de uma comunidade no Orkut. Nesse encontro, prepararam um prato chamado Boeuf Bouguignon (é, não sei pronunciar isso!), que nada mais é que cubos de carne ao molho de vinho, além é claro, de uma porção de pitadas disso e daquilo. Lendo isso, copiei e colei a receita num email, convidando os mestre-cucas por aqui. Não deu outra, de um simples email resultou numa noite maravilhosa. A carne, preparada pelo Marcelo, ficou super saborosa ao molho de vinho, champignon e cebolinhas, acompanhado de batatas ao forno.

Os ótimos vinhos que bebemos vou relatar em seguida, mas se já ficou com água na boca, segue a receita aí embaixo (receita do Paulo, copiei e colei do orkut). Recomendo para acompanhar, os vinhos tintos encorpados. É o par perfeito!


Receita Boeuf Bouguignon

1 kg filé mignon
1 garrafa vinho tinto de boa qualidade
1 cebola picada em pedaços grandes
1 cenoura em cubos
4 dentes de alho amassados
4 cravos
4 grãos de zimbro
1 anis estrelado
100g bacon em cubos
1 colher alho picado
1 bouquet com louro, alecrim e tomilho
12 mini-cebolas salteadas no azeire e açúcar
salsa picada a gostosal, pimenta, noz de moscada a gosto
1 xícara de café de conhaque
1 xícara de champignon médios/grandes

Modo de preparo: Frite o bacon até derreter toda a gordura e acrescente alho picado. Na mesma panela, frite o filé cortado em cubos médios/grandes, tempere com pimenta do reino e sal e flambe com conhaque. Acrescente 3 colheres de farinha de trigo.

Em outra panela, coloque o vinho e todos os outros ingredientes. Deixe ferver em fogo baixo por uns 20 minutos. Coe o vinho para tirar os legumes, temperos e ervas e jogue o líquido na outra panela com a carne e o bacon já fritos. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 3h.

Acrescente as cebolas já caramelizadas e os champignons e deixe cozinhas por mais 30 minutos. Teste o sal e a pimenta. Veja se a consistência está adequada – não pode estar seco, nem muito líquido. Por fim, jogue a salsa picada.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!