BrasilTinto, Merlot, Tannat, Cabernet Sauvignon Uvas, 2004

Vinícola: Pizzato

Preço: R$ 44,00

Neste mês de julho, foi a minha vez de indicar o 18.o vinho a ser degustado pela Confraria Brasileira de Enoblogs. Resolvi então indicar um brasileiro, o Pizzato Concentus 2004.

Um detalhes que achei impressionante, foi a variação de preços entre uma loja e outra. Chegou a 50%!. Achei um absurdo, porque com o chilenos, por ex, isso não acontece nessa escala. De qualquer forma na busca por essa garrafa, acabei achando um Pizzato Concentus 2002. Como estava em promoção (é lógico pela idade do vinho), acabei levando para fazer um comparação. Paguei R$ 20,00 no Balcão de Bebidas.

Mas falando sobre o 2004, ele aprerenta um tom rubi violáceo muito intenso, lágrimas finas e lentas no copo. Aromas de frutas vermelhas maduras, principalmente framboesa, também ameixas e um toque de couro. E só. Na boca, boa acidez, quase nada álcool aparente e a presença marcante de taninos, amarrando um pouco no final. Enfim, é um bom vinho, principalmente para acompanhar carnes e pratos condimentados, mas nessa faixa de preço encontramos muita coisa boa e provavelmente não volto a comprá-lo novamente.

Apenas para efeito de comparação, no 2002, as características são idênticas porém sem a presença das frutas o que o deixou um pouco chato, já que os aromas secundários não ganharam evidência. Com 6 anos de vida, já apresenta uma cor atijolada e está definitivamente em decadência. Não dura mais 1 ano. Se o 2004 seguir o mesmo caminho do 2002, posso dizer que neste momento o 2004 está no seu auge.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!