Parece que o ano começou bem aqui por essas bandas. Tenho recebido muitos e-mails de vinícolas brasileiras, divulgando suas criações e parece que cada vez mais estão descobrindo do que o brasileiro gosta e investindo em produtos mais adequados ao nosso clima.Se não leu por aí ainda, abaixo fiz um resumo das novidades, por ordem de chegada:

salton-virtude
Salton Virtude

Ele será apresentado ao mercado no início de abril, mas já conquistou alguns paladares exigentes, como dos jornalistas nacionais e internacionais que visitaram a Salton durante a Fenavinho 2009. O super premium Salton Virtude, safra 2008, é o mais recente lançamento da vinícola e chega como uma das grandes apostas da Salton para este ano. “Temos certeza de que será o melhor Chardonnay do Brasil”, afirma o diretor comercial da empresa, Daniel Salton.

Por traz da grande expectativa está o trabalho intenso das equipes de agrônomos e enólogos da Salton para o desenvolvimento de um clone francês na região da Campanha. Os vinhedos tiveram a produtividade reduzida e apresentaram cachos com muita fruta, colhidas após estarem extremamente maduras. A forma de elaboração é outro destaque, pois o vinho permaneceu durante um ano em barricas de carvalho novo (50% francês e 50% norte-americanos), permanecendo em contato com suas leveduras por seis meses, até seu engarrafamento.

perini-espumante
Perini Espumante Nature

Após ser agraciada com medalhas em concursos de âmbito nacional e internacional e com a finalidade de ampliar a diversidade de produtos oferecidos ao exigente mercado de apreciadores dos espumantes de qualidade, a Perini apresenta o Espumante Perini Nature, elaborado com uvas tradicionais da região de Champagne na França – Chardonnay e Pinot Noir.

Em sua elaboração concentra apenas dois gramas de açúcar por litro e o resultado é um espumante de tonalidade dourada com finas e intensas borbulhas que caracterizam perlage cremoso e persistente, destacando-se aromas refinados que lembram nozes. Ao paladar, encontra perfeita harmonia entre os baixos teores de açúcar e a acidez delicada e refrescante.

miolo-gamay
Miolo Gamay 2009

A Miolo foi ao berço da variedade Gamay, a França, buscar o conhecimento de Henry Marionnet, considerado o Papa Mundial do Gamay pela crítica internacional, para elaborar o seu vinho desta safra em conjunto com o francês. O resultado será conhecido no final de março, quando chega ao mercado o Gamay 2009, o primeiro vinho fino da safra deste ano do Brasil.

A Miolo consolidou-se na América do Sul como uma das únicas vinícolas que produz o Gamay com o conceito de “beaujolais nouveau” francês. “O Gamay 2009 da Miolo será produzido com o mesmo processo utilizado para elaborar os melhores vinhos da variedade da França”, afirma o diretor-superintendente, Adriano Miolo.

Agora é aguardar ansiosamente que eles apareçam nas gôndolas de lojas e supermercados pelo Brasil.

Assim que eu experimentá-los, posto minhas impressões por aqui.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!