risoto-funghi

Estou começando a me aventurar pela cozinha, mesmo sabendo que lá é território sagrado da Vanessa. Sempre estou por lá, como assistente e animador de cozinha, mas com muita paciência, ela tem me ensinado algumas coisas. Dessa vez, resolvemos fazer um risoto. E como risoto é uma coisa relativamente fácil de fazer, qualquer estagiário de cozinha como eu, consegue.

A quatro mãos, fizemos esse delicioso risoto que harmonizou perfeitamente com o vinho sul-africano Kanu Rockwood Red 2006, que escolhi.

Risoto de Funghi e Presunto Cru

– 1/2 xícara de arroz arbório
– 1/2 cebola picada
– 1 dente de alho picado
– 200g de funghi seco
– 4 fatias de presunto cru picados
– 2 colheres de manteiga

– queijo estepe ralado

Modo de preparo

Aqueça água com sal e pimenta numa panela e coloque o funghi até amolecer. Retire o funghi da água (que deve ser usada para fazer o risoto), corte em pedaços pequenos e separe. Aqueça a manteiga e junte a cebola e o alho até dourarem. Em seguida coloque o arroz arbóreo e frite rapidamente. Adicione duas conchas da água do fungui e refogue o arroz até que quase evapore a água. Faça esse procedimento até o arroz ficar “al dente”. Junte o funghi, o presunto e mexa para não grudar. Para finalizar, acrescente sal à gosto, coloque uma colher de manteiga, o queijo e pronto!

É só servir e sorrir!
:o)

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!