Recebi hoje, logo cedo, um e-mail da Vinícola Pericó trazendo boas notícias. Devido as baixíssimas temperatudas que têm feito em São Joaquim (SC), o Brasil terá seu primeiro ICEWINE. Sendo assim, resolvi compartilhar a carta que recebi, transcrevendo abaixo e também as fotos, que são belíssimas!

São Joaquim, 04 de Junho de 2009
Bom Dia!
É com prazer que a equipe Pericó registrou hoje em seus vinhedos, localizados na fazenda Menino Deus, Distrito do Pericó em São Joaquim – SC, um fenômeno danatureza, o mais esperado desta época: o gelo. As temperaturas caíram bem abaixo de zero e os termômetros marcaram – 7,5 ºC. Com isto um sonho se tornou realidade: acolheita das uvas congeladas por este ato tão maravilhoso da natureza, a 1300m.s.n.m.
Com isto, a Vinícola Pericó, será a primeira vinícola do Brasil a elaborar o ICEWINE (Vinho do Gelo), um vinho licoroso, “naturalmente” e altamente adocicado pela concentração dos açúcares da própria uva, que estava muito madura e pelaretirada da água pelo processo natural de congelamento nos vinhedos cujas uvas congeladas foram prensadas. A água congelada ficou retida dentro da casca, separando assim um mosto riquíssimo em açúcares.
Após vinificado teremos o prazer de apresentar este grande e único ICEWINE BRASILEIRO, assim como acontece na Áustria, Alemanha, norte da Itália e Canadá.
Anexo fotos do nosso vinhedo no amanhecer, antes e após o sol nascer.
Cordialmente,
Equipe Vinícola Pericó.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!