Um ótimo sábado cercado de vinhos, amigos, boa comida e muita alegria, que com certeza ficará na memória de todos que participaram.

Esse foi o cenário do 1.o Encontro dos Enoblogs, um encontro que na verdade começou há 9 meses atrás, através do site Enoblogs, quando começamos a reunir essa turma apaixonada pelo vinho e que neste último sábado ultrapassou os limites virtuais e se transformou num encontro pra lá de real e emocionante.

Estiveram conosco os seguintes amigos e enoblogueiros (da esquerda para a direita):

E nada melhor para brindar a ocasião que os ótimos espumantes da Cave Amadeu e Cave Geisse que, através da importadora Vinhos do Mundo, proporcionaram um brilho especial ao evento. Quem comandou a apresentação o irreverente Adilson Pilot, que nos contou um pouco sobre a história do champagne e depois do espumante no Brasil. Adilson nos falou também sobre a história da Família Geisse, seu fundador Mario Geisse e também deu dicas de como abrir corretamente um espumante. Durante toda apresentação, o clima era descontraído e interativo, bem diferente das degustações técnicas. Destaque especial ao Álvaro Galvão (Divino Guia), que sugeriu inúmeras e acertadas harmonizações a cada vinho apresentado. Uma verdadeira aula!

adilson-pilot

Foram apresentados os seguintes vinhos:

vinhos-cave-geisse

Amadeu Rosé
Linda cor rosada, aromas frutados intenso, boa perlage e ótima acidez. O primeiro brinde do primeiro encontro. Começamos bem!

Cave Geisse Rosé 2005
100% pinot noir, cor alaranjada, aromas de morangos. Ótima acidez, equilibrio e persistência. Apenas 5.172 garrafas. um espumante rosé imperdível!

Amadeu Brut
75% chardonnay e 25% pinot noir feito pelo método champenoise. Amarelo palha, boa perlage, aromas de frutas maduras e notas florais. Macio e adocicado na boca.

Cave Geisse Nature 2005
Cor dourada reflexos esverdeados, perlage fino, aromas de frutas secas, pão tosado. Seco e persistente na boca. Sensacional e unânime!

Cave Geisse Brut 2005
Palha esverdeado, muito equilibrada e aveludada na boca. Muito elogiada por todos.

Cave Geisse Nature Terroir 2003

O top da vinícola. Base de chardonnay e pinot noir. Amadurecimento minimo de 3 anos. Apenas 5.568 garrafas produzidas. Amarelo palha, aromas florais, damasco, fermento, muito fino e elegante. Vale cada centavo.

El Sueño Carmenère 2006
Cor rubi intensa e deixa muitas lágrimas na taça. Aromas de cereja madura, chocolate e madeira. Corpo médio e taninos finos e adidez elevada. Um carmenère diferente e gastronômico.

Amadeu Moscatel

Cor palha muito clara, ótima acidez e levemente adocicado. Um moscatel muito bem feito.

Após a degustação dos espumantes, tivemos um Menu de Baco especial que a Vanessa preparou juntamente com o excelente chef Elber – Medalhão de Filet ao molho de Pimenta Rosa e Risoto de Shitake, tudo logicamente harmonizado com o El Sueño Carmenère, que caiu como uma luva. Por fim, ainda foi servida uma sobremesa de tirar o fôlego – uma deliciosa torta de damasco com chocolate.

Mas ainda havíamos preparado outra surpresa. Ao final do evento, foram sorteadas 7 garrafas dos deliciosos espumantes que tínhamos acabado de degustar. Uma alegria só!

Mesmo não estando conosco nesse primeiro encontro quero agradecer aos amigos blogueiros e entusiastas da idéia do Enoblogs como: Claudio e Rafaela (Le Vin au Blog), Gil (Vinho para Todos), Rafael (De Vinho em Vinho), Guilherme (Um papo sobre vinhos), Fabiana (Escrivinhos), Jomar (QVinho), Mauricio (Enoblog), Chiquinho Badaró (Vinhos e Vinhas), Jean (OTanino), Laércio (Avaliador de Vinhos) e todos os demais 100 blogs que fazem parte dessa imensa rede.

Por fim, quero agradecer o apoio incondicional de Rodrigo Geisse da Cave Amadeu, que desde o primeiro contato, percebeu instintivamente o potencial do projeto e também o Cesar, Rose, Conde e Elber do Armazém Gourmet, por toda infra-estrutura oferecida, além atendimento carinhoso que todos puderam disfrutar durante o tempo que passamos juntos. Todos puderam conferir ao vivo, porque esta casa foi eleita um dos melhores empórios de Campinas.

Esperamos vocês no próximo!

um grande abraço!
Alexandre Frias