Continuando com as participações especiais aqui no Menu de Baco, dessa vez o chef da hora foi meu caro amigo e companheiro das taças, Emerson. Num belo e frio sábado, a pessoa me liga e pergunta: “Que você acha da gente se encontrar e tomar uns vinhos? Tô pensando em fazer um polpetone!”. Só se for agora! O resultado foi essa belezura aí em cima.
O vinho que levei foi um Tarapacá Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2005. Um bom cabernet sauvignon de cor rubi intensa, aromas de frutas negras, pimenta e na boca um conjunto bem equilibrado de corpo médio, com taninos finos, média acidez e final curto. Acompanhou muito bem o polpetone.
Fica aqui a dica: se você já experimentou polpetones por aí, aproveite esse frio, fique em casa e prepare esse polpetone, pois não tem comparação. Segue a receita do Emerson:

Penne com Polpetone

Ingredientes

600 grs de patinho moído
200 grs de mussarela
100 grs de parmesão ralado
3 ovos
1 cebola pequena, em cubinhos bem pequenos
1 colher de azeite
100 grs de farinha de rosca
60 grs de farinha de trigo
sal
pimenta do reino
óleo para fritar
300 ml de molho de tomate

Preparo

1 – Em uma vasilha coloque a cebola, a carne, 2 ovos, 2 col sopa de farinha de rosca, o azeite e metade do parmesão, tempere com sal e pimenta a gosto. Misture muito bem com as mãos, até que fique bem homogêneo.

2 – Divida a carne em 4 partes iguais e com cada parte abra 2 discos de carne, cada um com aprox 15 cm, sobre uma superfície. coloque a mussarela sobre um disco e cubra com o outro disco, pressione as bordas com os dedos as bordas para fecha-los bem.

3 – Passe os discos já montados e recheados pela farinha de trigo. Quebre um ovo, num prato e bata com um garfo. Passe os polpetones na farinha de trigo, depois no ovo e por final, na farinha de rosca. Frite em óleo quente por 3 min de cada lado.

4 – Num prato fundo ou refratario, coloque um pouco de molho de tomate, arrume um polpettone sobre o molho, acrescente mais molho, mussarela ralada e parmesão ralado e leve ao forno alto por 20 min ou até que esteja gratinado.

Sirva com uma massa curta.

Dica: Você pode rechear os polpettones com catupiry.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!