casavalduga-cabernet-franc-2005Brasil

Tinto, Cabernet Franc, 2005

Vinícola: Casa Valduga

Esse é o 32.o vinho selecionado pela Confraria Brasileira de Enoblogs. Neste mês, quem indicou o vinho, foi nosso confrade e fundador da confraria, Gil Mesquita do enoblog Vinho para Todos.

Desta vez, eu, Cristiano e Jean, resolvemos nos encontrar para degustar juntos o vinho da confraria. Como o Cristiano já tinha o vinho, essa foi a boa desculpa para passarmos mais uma noite agradável, papeando e bebendo bons vinhos. Enquanto degustávamos os outros vinho da noite, abrimos a garrafa e o deixamos oxigenando.

Na taça é um vinho rubi escuro, denso e deixa muita lágrimas lentas e grossas. No nariz um vinho de boa complexidade aromática: terra molhada, ameixa madura, madeira e um toque herbáceo característico dos vinhos dessa uva. Na boca se repete a fruta e é saboroso, tem corpo médio, boa acidez, mas com taninos um tanto rústicos. Percebi um certo desequilíbio no álcool, mas nada exagerado. Merece ser decantado por pelo menos meia hora antes de beber.

Se você já está meio cansado dos vinhos com as tradicionais cabernet sauvignon, merlot, carmenère, etc, esse cabernet franc é uma ótima pedida. Um surpreendente brasileiro, a preço justo, que vale a pena ser provado.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!