Semana passada conheci os vinhos da Eral Bravo. A degustação aconteceu aqui em Campinas, no Armazém Gourmet e foi conduzida pelo Humberto Cárcamo, da importadora Reloco.

A Eral Bravo é uma vinícola de produção pequena localizada na região de Mendoza e foi fundada por Matias Sánchez Nieto, neto de Don Nicanor Nieto, fundador da renomada vinícola Nieto Senetiner. Após a venda da Nieto Senetiner, Matias resolveu se dedicar ao projeto que sempre sonhou – vinho de baixa produção e de grande qualidade. Assim nasceu a Eral Bravo.

Uma curiosidade sobre o nome da vinícola: “eral bravo” é um touro jovem, que ainda está em fase de treinamento para participar das touradas.

Vamos às impressões dos vinhos:

Urano Syrah 2007
Rubi intenso, jovem, média intensidade aromática de ameixas maduras, couro, café, pimenta. Corpo médio, taninos finos, média acidez e final curto.

Urano Cabernet Sauvignon 2006
Rubi intenso com reflexos granada. No nariz a fruta vermelha madura, toques de pimentão, cassis e baunilha. Bom corpo, taninos finíssimos e redondos, boa acidez, final médio e retrogosto tostado. Um cabernet equilibradíssimo que vale a pena provar.

Eral Bravo Malbec 2006
Rubi violáceo intenso. Aromas de fruta negra madura intensa, muito denso e deixa muitas lágrimas na taça. Nariz delicado de baunilha, caramelo e especiarias. Acidez bem alta, incomum nos malbecs que tenho provado. Médio corpo e taninos finos. Um malbec diferente, que enche a boca.

Eral Bravo CS 2006
Rubi translúcido. No nariz é o mais tímido do painel, pimentão, café e fruta vermelha fresca. Bom corpo, estruturado, taninos presentes e de boa qualidade, persistente. Um cabernet ainda jovem, com potencial para mais 3 anos em garrafa.

Eral Bravo YBS 2006
O top de linha da casa. É um corte de 60% malbec e 40% CS e passa 15 meses em barrica. De cor rubi intenso ainda jovem, seus aromas elegantes e complexos, remetem à fruta negra madura, couro, café, mentol. Na boca é macio, de boa acidez, notas de café e chocolate, muito equilibrado e de looooonga persistência. Foi a grande estrela da noite. Um vinho realmente especial.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!