Após a orgia gastronômica de final de ano, nada melhor que uma comidinha leve com um bom vinho. Assim foi essa ótima harmonização – um bacalhau macio com batatas gratinadas, acompanhado por um surpreendente chardonnay brasileiro, o Cordilheira de Santana Chardonnay 2005. Um vinho branco leve, de aromas cítricos, boa acidez e o toque de baunilha delicado, que deu boa untuosidade na boca, mas sem exageros.

A receita e os comentários da Vanessa seguem abaixo:

“Depois das comilanças do Natal, ninguém aguentava mais ver aquelas carnes de porco, peru, tender, chester e afins. Então, para recuperar o estômago, resolvemos fazer um bacalhau.

Bacalhau com batatas gratinadas

– 300 gs de bacalhau em pedaços
– Azeite extra virgem
– 500 gs de batatas em rodelas
– 2 cebolas grandes em rodelas
– 2 xícaras de leite
– 1/2 xícara de creme de leite
– 2 colheres de sopa de manteiga
– Folhas de alecrim
– Noz moscada
– Pimenta do reino

Dessalgue o bacalhau. Coloque o leite e os pedaços de bacalhau numa panela e cozinhe por uns 15 minutos. Retire o bacalhau e reserve. No leite que sobrou do cozimento do bacalhau, junte o alecrim, a noz-moscada e a pimenta do reino moída na hora. Coloque as batatas e as cebolas, cortadas em rodelas de mais ou menos 1 cm e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos (até começar a ficar macia). Desligue o fogo, junte o creme de leite e a manteiga e acerte o sal, se houver necessidade. Despeje a mistura num refratário e leve ao forno para gratinar (cerca de 30 minutos em forno alto ou até as batatas ficarem coradas). Em outro refratário, arrume os pedaços de bacalhau e cubra com azeite. Leve ao forno por alguns minutos, somente para que o azeite penetre no bacalhau. Sirva acompanhado das batatas gratinadas.”

Quer ver essa e outras receitas? Acesse o blog do Menu de Baco

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!