Esse mês a CBE (Confraria Brasileira de Enoblogs), marcou a volta de um confrade especial, o Leonardo Araújo do blog Viva o Vinho, um dos fundadores dessa grande confraria. Para marcar sua volta, ele escolheu um tema interessante, mas ainda não tão explorado por muitos, o vinho de sobremesa. O tema escolhido foi:

“Um vinho de sobremesa branco de até R$ 100,00”

Como adoro vinhos de sobremesa, resolvi sacar de minha adega um australiano, botritizado, feita de uva semillon, o Elderton Botrytis Semillon 2007.

Logo que servi, fiquei impressionado com a cor, um tom de amarelo bem escuro praticamente alaranjado. De aromas muito intensos, pude sentir mel, damasco e abacaxi. Até aí, tudo bem. No paladar, se confirmaram dtodos os aromas, a fruta, o mel, um vinho muito macio, de bom corpo, mas sem nenhuma acidez!

Achei muito estranho, porque o que me impressiona nos vinhos de sobremesa, é o equilíbrio entre a doçura e acidez, ambass bem altas normalmente, o que não deixa o vinho enjoativo. Nesse caso, como não tinha acidez, acabou ficando apagado e sobrou doçura. Faltou aquele “brilho” da acidez ao vinho.

Ainda desconfio que essa garrafa em especial tinha alguma coisa errada, por isso não quero julgar a qualidade do vinho em si. Apenas deixo minhas impressões dessa garrafa especificamente.

Tentarei provar novamente e conto por aqui.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!