O Yquem é um vinho raro, produzido pelo Château d’Yquem que fica em Bordeaux na região de Sauternes. Um vinho de sobremesa soberbo, produzido desde o século XV, já sobreviveu a guerras e é o único vinho branco no mundo, a ser classificado como Premier Grand Cru Superieur. Um vinho de fama e história.

Como é raro, é caro. Na Europa já é caro, custa cerca de 300, 400 euros e por esse motivo não é um vinho para o dia a dia e sim para ocasiões muito especiais, especiais como um encontro de amigos.

E foi assim que provei esse vinho, na companhia de amigos especiais, trazido por um deles, da Europa. Escolhemos um dia e hora e nem o deixamos para o final do jantar, mas para o início. Abrimos a noite com essa raridade, acompanhado apenas de pão e um queijo roquefort para a clássica harmonização.

Abrimos o vinho com toda cerimônia e festa, muita alegria e emoção no ar. Por várias vezes eu pensei e até disse aos amigos: “Somos doentes, só pode ser. Tudo isso por uma garrafa de vinho”. Mas não é um vinho qualquer de verdade, é fora da curva. Aromas muito intensos, sedoso, equilibrado, diria até perfeito. Guardei ainda um último gole na taça para testar sua intensidade aromática 24 horas depois. Um dia se passou e ele estava lá, do mesmo jeito.

Nem vou ficar aqui dissecando aromas e sabores, porque a experiência como um todo é muito maior que isso.

Todo mundo que adora vinho, deve ao menos uma vez na vida se dar ao disfrute de prová-lo, mas não sozinho, divida com seus amigos queridos, pois esse momento ficará guardado na sua memória para sempre.

 

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!