Domingo a noite, bate aquela fominha e me deparo com a total falta de inspiração para o jantar. Vou do sofá até a cozinha e, depois de uma breve análise dos ingredientes disponíveis, chego ao veredito: macarrão à carbonara.

As receitas são muitas, mas eu prefiro essa versão simples e eficiente (com as dicas que vou dar pra vocês, não tem como dar errado!). O cheirinho do bacon tomou conta da cozinha e logo veio a inspiração para abrir uma garrafinha.

carbonara

Linguine à Carbonara
(2 pessoas)

– 250g de linguine grano duro
– 80g de bacon em cubos
– 1 dente de alho
– 3 ovos
– sal e pimenta do reino a gosto
– queijo parmesão ralado a gosto

Em uma frigideira grande, doure o bacon em cubos com o dente de alho (basta dar uma leve amassada com a faca e descascar, não é preciso picar) e reserve. Retire o dente de alho.

Bata os ovos com um pouco de queijo ralado e pimenta do reino (cuidado com o sal, pois o bacon e o parmesão já são salgados e é melhor corrigir depois) e reserve também.

Ferva a água com sal e cozinhe a massa, conforme as indicações da embalagem (não cozinhe demais, o linguine deve ficar “al dente!”). Não escorra o macarrão, retire com um pegador ou pinça e jogue direto na frigideira, misturando bem com o bacon.

Deixe a panela com a água do macarrão no fogo baixo e coloque a frigideira sobre ela. Jogue os ovos sobre o macarrão e misture bem, até que estejam levemente cozidos, mas ainda cremosos (é bem rápido, o molho deve ficar cremoso e não com aspecto de ovo mexido). Sirva em seguida e cubra com um pouco de parmesão ralado.

Harmonizamos o prato com o delicioso Pionero Pinot Noir da vinícola Morandé. Veja os comentários do Alexandre. Embora as harmonizações com pratos que levam ovos sejam bem polêmicas, esse Pinot tem boa acidez e conseguiu acompanhar muito bem o prato que é bem untuoso.

Beijos e até a semana que vem!

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!