Sou fã de chianti. Acho que já disse isso por aqui várias vezes e vou continuar dizendo. Já fiz até post declarando amor a ele…vai vendo a situação. Ainda não visitei esta região abençoada onde se faz o vinho que eu amo, mas um dia visitarei. E então, beberei muito chianti.

Afortunadamente, este ano fui convidado pelo Walter Tommasi a participar de uma degustação de Chianti Classico para a Revista GoWhere. Muitos chiantis na mesa, de vários tipos e estilos, alguns que já conhecia e outros não. Tudo às cegas. Uma noite deliciosa na Pizzaria 68 em SP. Pizza e Chianti amigos….

Mas esse Chianti que falarei hoje é para a Confraria Brasileira de Enoblogs. Como o tema deste mês foi meu, resolvi fazer esta homenagem: “Beba um Chianti!”. Escolhi então esse que foi um dos que mais gostei na degustação da GoWhere, o Chianti Classico Brancaia 2008. Ele é feito de 95% de sangiovese e um pouquinho de merlot e passa 16 meses descansando e arredondando em barricas de carvalho.

Um belo chianti classico de cor rubi muito escura, aromas de framboesa, madeira, notas de terra molhada e balsâmico. Bom corpo, de encher a boca e mesmo se tratando da rude sangiovese, muito macio, longo, que deixa um sabor final de café torrado na boca.

Excelente e por menos de 100 pilas.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!