Este vinho trouxe do Chile na última viagem que fiz visitando vinícolas por lá. Comprei na loja El Mundo del Vino, que fica em Santiago. Loja grande, repleta de vinhos interessantes como esse Casas del Bosque Pequeñas Producciones Sauvignon Blanc 2011.

Já que a Vanessa resolveu preparar um almoço só do frutos do mar, achei que seria uma ótima oportunidade para prová-lo, afinal, eu prefiro beber os vinhos da uva sauvignon blanc bem novos, quando ainda são frescos e muito aromáticos.

Esse vinho é feito com uma mistura de 80% das uvas fermentados em tanques de inox e 20% fermentados em barricas de carvalho. O resultado desse processo é um vinho muito elegante, complexo e aromático, onde as frutas cítricas aparecem com mais intensidade, além do toque floral. No paladar, não tem a acidez exagerada. É macio e equilibrado.

Para acompanhar o vinho, Vanessa fez um ceviche de lagostim e um talharim picante com camarões. Achei que a intensidade dos sabores dos pratos passaria por cima do vinho, mas que nada. Ele tem acidez e estrutura suficiente para equilibrar com os sabores dos pratos. Sensacional.

Inclusive esse mesmo vinho, só que da safra 2009, foi eleito melhor sauvignon blanc da Expovinis 2011. Achei justo.

Infelizmente aqui no Brasil é um vinho branco caro (acima de R$ 120), mas se para você o preço não for problema, este é um grande vinho.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!