É muito bom beber um vinho em casa, mas caso a pessoa não tenha companhia para dividir a garrafa ou acha que não vale a pena comprar uma meia garrafa, acaba sempre naquele dilema: o que fazer com o vinho que sobrou, para que ele não estrague rapidamente?

Oxigênio é amigo ou inimigo do vinho?

Quando abrimos uma garrafa de vinho, o melhor amigo dele é o oxigênio. O contato do vinho com o oxigênio é que faz com que seus aromas sejam intensificados e é disso que gostamos não? Só que ao mesmo tempo em que o oxigênio ajuda o vinho, também o mata, porque é nesse momento que se inicia o processo de oxidação, ou seja, seu vinho começa a virar vinagre lentamente. A ironia então é que o oxigênio é o maior amigo e o maior inimigo do vinho.

Sendo assim, para conservar um vinho, devemos evitar ao máximo seu contato com o oxigênio depois que ele foi aberto. Mas como fazer isso?

Abaxo relacionei algumas ideias simples e produtos que conheci em minha jornada com o vinho, que podem ajudar bastante na conservaçao do vinho depois de aberto:

Colocar a rolha de volta na garrafa
rolha-na-garrafa

Parece óbvio, mas se você pretende beber o que restou no mesmo dia ou no máximo no dia seguinte, não precisa nada além disso e funciona bem. Coloque a rolha de volta com força e pronto.

Vacu Vin
vacuvin.jogParece uma geringonça, mas é uma simples bomba de vácuo. Você coloca a rolha de borracha que acompanha a bomba no gargalo da garrafa, posiciona a bomba em cima da rolha e bombeia o ar para fora. O resultado é um volume menor de oxigênio dentro da garrafa. Já usei por um tempo, mas sinceramente não percebi grande diferença. A dor no braço que sobra no final do processo te faz pensar que não vale o esforço.

Armazenar em meias garrafas
meia-garrafa
Outra dica boa e barata e armazenar o vinho que sobrou em meias garrafas. Quando beber um vinho de meia garrafa com tampa de rosca, guarde a garrafinha porque será muito útil. Basta você colocar o vinho que sobrou da garrafa grande dentro da garrafa menor, rosquear a tampa e guardar. Como sobrará muito menos espaço para o oxigênio, o vinho irá durar por até 1 semana tranquilamente.

Winesave
winesave
É um produto interessante baseado no Argônio, um gás mais pesado que o oxigênio. Sua utilização é bem simples: você insere uma mangueira dentro da garrafa e injeta o argônio. Como o argônio é mais pesado que o oxigênio, ele tomará o lugar do oxigênio no contato com o vinho, interrompendo assim o processo de oxidação. Já testei e funciona bem, inclusive para períodos mais longos de até 1 mês.

E você? Tem alguma outra ideia para conservar vinhos depois de aberto?
Compartilhe aqui!

abs!
Alexandre

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!