IMG_1290

Você provavelmente já deve ter visto o rótulo acima. Os vinhos da marca Quara, são amplamente distribuídos no Brasil, principalmente em redes de supermercado. São vinhos muito acessíveis e corretos, permitindo ao brasileiro consumir bons vinhos em seu dia a dia.

Quem produz essa famosa linha de vinhos e á Bodega Felix Lavaque, que fica também na região de Salta, Argentina. Em nossa visita pudemos ver a grandiosidade do projeto de perto. Uma belíssima bodega que produz anualmente 4 milhões de garrafas exportadas para o mundo todo.

* veja mais fotos no Facebook -> http://www.facebook.com/diariodebaco

Segundo o enólogo Juan Luna, que nos recebeu na bodega, a filosofia dos vinhos que produzem é simples: produzem vinhos que reflitam as características da uva, ou seja, buscam a pureza e a tipicidade.

Andando pelos vinhedos, ele nos disse para comermos uma uva torrontés bem madura e depois compararmos com o vinho que beberíamos logo em seguida. Segundo ele, todos os aromas e sabores que se percebe na uva, tem que ser percebidos no vinho.

Depois, já na sala de tanques de inox, bebemos amostras de torrontés, chardonnay, viognier e malbec entre 2 e 20 dias de fermentação. Aí sim a brincadeira ficou interessante! Deu para perceber claramente a evolução da fermentação, desde o suco de uva bem doce, até o vinho já em processo final de fermentação, quase pronto.

IMG_1281

Depois do passeio pela enorme bodega, fomos até o laboratório, onde degustamos 10 vinhos, incluindo vinhos básicos até o top de linha.

Quara Torrontes 2012
Um torrontés simples, honesto, frutado, boa persistência e que não decepciona.

Felix Torrontes 2011
A linha Felix é superior e se nota isso na taça. Um torrontés bastante floral, leve e um toque amenteigado no nariz. Na boca é macio, equilibrado, cítrico e predomina a fruta.

Quara Torrontes Single Vineyard 2010
Aroma de fruta tropical como abacaxi, pêssego e leve amanteigado. Na boca também é bem exuberante, muita fruta, acidez alta e persistência bem longa. Um dos melhores torrontés da viagem que vale a pena comprar.

Quara Malbec 2012
Nariz de fruta negra como ameixa preta e toque de terra e defumado. Na boca a fruta também está bem presente asim como o toque defumado interessante. Taninos bem finos e corpo leve.

Quara Malbec Reserva 2011
Neste malbec prevalecem os aromas de café, baunilha e a fruta vermelha madura vem em segundo plano. Paladar com ótimo equilíbrio, acidez e fruta.

Felix Malbec Malbec 2009
Um malbec fermentado 100% em barrica. Aromas de couro, mentolado, além da fruta bem doce. Na boca você nota que é um vinho diferenciado. Muita fruta, acidez espetacular e taninos firmes. Um malbec para comprar e guardar.

Quara Malbec Single Vineyard 2010
Aromas de fruta negra bem doce, madura, couro e baunilha. Na boca também é bastante frutado, muitos taninos, mais polidos que o anteior e acidez equilibrada

Quara Bonarda Reserva 2011
FInalmente um bonarda em meio a tantos malbecs. Aromas fresco de groselha, floral intenso, chocolate e erva. No paladar tem acidez equilibrada e taninos finos como se espera dos vinhos dessa uva.

Quara Tannat Single Vineyard 2010
Aroma intenso de chocolate, terra molhada e café, além da fruta negra bem marcada. Na boca tem uma acidez espetacular, taninos em grande quantidade e final bem longo. Delicioso.

Felix 2007
Para finalizar com chave de ouro, provamos o top da vinícola feito de 73% de malbec e 27% de tannat. Aroas intensos de couro, flores, terra molhada, cassis e chocolate. Na boca tem corpo médio, mas muita potência. Frutado, muitos taninos ainda rústicos mas maduros e final muito longo. Um grande vinho que vai evoluir muito nos próximos anos.

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!