Quem resiste a um pão quentinho, assado na hora? Aquele cheirinho do pão vai se espalhando pela cozinha, pela casa e aguçando a fome. Se tiver alecrim, então. fica irresistível!

Essa receita de focaccia é daquelas que deixam um perfume delicioso na casa. A focaccia é um pão rústico achatado e macio, geralmente coberto com alecrim, azeite e sal grosso. De origem italiana (da região de Gênova),  a focaccia era originalmente assada nas lareiras das casas e consumida no café da manhã ou para acompanhar as refeições e antepasto.

mar06-focaccia

Focaccia

– 300g de farinha
– 1/2 pacote de fermento biológico seco
– 1 colher de sopa de açúcar
– 1 colher de sobremesa de sal
– Ramos de alecrim fresco
– 3/4 xícara de água morna
– 2 colheres de sopa de azeite
– sal grosso para polvilhar

Faça uma esponja com o fermento, 100g de farinha, o açúcar, o azeite e a água morna e deixe descansar por uns 10 minutos. Coloque o restante da farinha, o sal e o alecrim picado. Misture bem.

A massa fica bem macia  (não coloque mais farinha para não deixar sua focaccia dura). Deixe descansar por cerca de 1 hora. Espalhe a massa (pode ser de maneira bem rústica) sobre uma assadeira untada com um pouco de azeite. Aperte a massa com os dedos, regue com um fio de azeite, espalhe o alecrim picado e um pouco de sal grosso.

Asse em forno médio (200 graus) por cerca de 40 minutos ou até dourar levemente.

mar06-focaccia1

Sirva quente, acompanhada de azeite ou com uma salada de rúcula baby, pimentões vermelhos assados e azeitonas pretas. Nós harmonizamos com um chardonnay, mas um bom vinho italiano acompanha perfeitamente essa receita.

Beijos

– Veja aqui outros Menu de Baco

 

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!