Desde a primeira vez que assisti o filme O julgamento de Paris, fiquei muito curiosa para experimentar o famoso Chateau Montelena Chardonnay.  O filme, dirigido por Randall Miller, conta a história de uma competição entre os vinhos californianos e franceses, na década de 70, que fez o Napa Valley entrar para o mapa do vinho no mundo.

Como somos pessoas de sorte (e temos amigos muito queridos, que ajudaram a garrafa a viajar da Califórnia até a nossa adega), nosso Chateau Montelena estava guardado para uma ocasião especial. E nada mais especial que uma receita de lagosta, não?

mar20-lagosta-nhoque

Lagosta ao molho de ervas com nhoque ao ragú de cogumelos
(2 pessoas)

Para a lagosta:
– 4 caudas de lagosta pequenas ou 2 médias
– 2 colheres de sopa de manteiga
– 2 colheres de sopa de azeite
– 1 dente de alho
– Ervas frescas (tomilho, manjericão, alecrim, sálvia, salsa e cebolinha)
– Sal e pimenta a gosto

 Para o nhoque:
– 4 batatas grandes assadas e espremidas
– 1 gema
– Farinha de trigo (o suficiente para dar ponto)
– Sal  e pimenta a gosto
– Noz-moscada
– 200g de cogumelos
– 200ml de creme de leite freco
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1/2 taça de vinho branco

Asse as batatas no forno embrulhadas em papel alumínio por aproximadamente 40 minutos (até ficarem cozidas). Retire as cascas e esprema. Tempere com sal e pimenta, coloque a gema e vá acrescentando a farinha aos poucos até desgrudar das mãos (use somente o suficiente, pois muita farinha deixa o nhoque pesado). Faça os rolinhos, corte e reserve. Na hora de servir, basta cozinhar e colocar o molho de cogumelos.

Prepare o molho de ervas, picando bem todas as ervas. Coloque o azeite e a manteiga na frigideira (em fogo baixo) só para derreter. Acrescente um dente de alho descascado e cortado ao meio (ele será retirado no final) e as ervas. Misture e desligue o fogo. Retire o molho e reserve.

Na mesma frigideira do molho, salteie os cogumelos com a manteiga. Acerte o sal e a pimenta e acrescente o vinho branco. Por último, coloque o creme de leite e deixe cozinhar um pouco.

Corte as caudas de lagosta ao meio, com cuidado (A casca é bem dura! Mas uma boa tesoura de cozinha pode ajudar nesta tarefa. Faça um corte no centro da parte de baixo e depois abra com cuidado com a faca.). Grelhe as caudas de lagosta, regue cada parte com uma porção do molho de ervas e monte os pratos com o nhoque e o molho de cogumelos.

Nós harmonizamos perfeitamente com o Chateau Montelena Chardonnay. Alegria pura! E, pra quem ainda não viu o filme (nós já vimos várias vezes!), uma boa dica é fazer a receita e assistir!

Até mais!

>> Veja aqui outros Menu de Baco

 

 

QUER SABER MAIS? DEIXE AQUI SUA DÚVIDA OU COMENTÁRIO!