Essa receita é mais uma daquelas pra relembrar Paris. O croque é um sanduíche típico francês, mais ou menos como o nosso tradicional misto quente, só que muuuito melhor!

Em qualquer lugar, é fácil encontrar um croque delicioso e há duas versões maios comuns: o croque monsieur (que leva somente o presunto e o queijo) e o croque madame (que além do presunto e do queijo tem um delicioso ovo). Eu adoro os dois, mas sempre que posso faço essa receita do croque madame.

set25-croquemadame

Receita de Croque Madame
(4 unidades)

– 8 fatias de pão de forma
– 200g de presunto fatiado
– 250g de queijo gruyère ralado
– 4 ovos
– manteiga

Molho branco
– 1 colher de sopa de manteiga
– 1 colher de sopa de cebola ralada
– 2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
– 300ml de leite
– sal, noz-moscada e pimenta a gosto

Comece fazendo o molho branco: derreta a manteiga, refogue a cebola e junte a farinha de trigo. Com a ajuda de um fouet, coloque o leite e mexa bem para não empelotar. Tempere com o sal, a noz-moscada e a pimenta e deixe cozinhar, mexendo sempre, por alguns minutos, até engrossar e a farinha cozinhar.

Pegue 4 fatias de pão de forma e corte um círculo no centro de cada uma delas, com a ajuda de um cortador (ou um copo), e separe. Passe um pouco de manteiga dos dois lados das outras 4 fatias e arrume-as em uma assadeira. Distribua sobre cada fatia uma camada de presunto e uma camada de queijo. Coloque a fatia de pão cortada sobre o sanduíche e dê uma leve pressionada. Dentro dos miolos cortados, quebre um ovo e tempere com sal e pimenta. “Tampe” delicadamente cada ovo com o círculo de pão.

Cubra cada sanduíche com um pouco de molho branco, mais um pouco de queijo e leve ao forno quente para gratinar. Cerca de 10 minutos são suficiente para dourar os croques e deixar os ovos no ponto (se gostar da gema mais firme, deixe mais). Pode ser servido sozinho ou acompanhado de uma salada de folhas.

Para harmonizar, nós abrimos um espumante francês rosé feito de uva grenache, o Les Amis Rosé Brut. Ficou muito bom!

Beijos e até a semana que vem!

>> Veja aqui outros Menu de Baco