O Menu de hoje traz de volta uma receita que, pelo menos pra mim, é um clássico de infância: a panqueca. Salgada, doce, com massa bem fininha ou mais grossa, com diversos tipos de recheio, a panqueca é um prato bem democrático.

Não se sabe ao certo a origem da panqueca, mas tem muitas versões diferentes em cada parte do mundo. Na França, mais conhecidas como crepes, são feitas com a massa bem fina e ingredientes sofisticados como queijos e cogumelos. Podem ser salgadas ou doces e, geralmente, substituem uma refeição ou servem como um lanche rápido. Nos Estados Unidos e Canadá, são mais grossas e servidas com manteiga, mel ou geléias, no café da manhã.

Aqui no Brasil, a panqueca ganhou uma versão diferente, tanto na forma de enrolar, quanto na infinidade de recheios e coberturas: carne, frango, ricota, espinafre. A minha receita de hoje leva frango, requeijão e molho de tomate.

out29-panquecadefrango

Panqueca de Frango com Requeijão
(2 pessoas)

Massa:
– 1 xícara de leite
– 2 ovos
– 1 1/2 xícara de farinha de trigo (aproximadamente)
– 1 pitada de sal 

Recheio:
– 1 peito de frango com osso
– 1 xícara de salsão picado
– 1 cenoura picada
– 1 cebola picada
– 2 ou 3 cravos da índia
– 1 bouquet garni (alecrim, tomilho, manjericão, salsa e cebolinha)
– Azeitonas verdes picadas a gosto
– 1 copo de requeijão
– Cheiro verde
– Sal e pimenta do reino a gosto

Numa panela, refogue a cebola, o salsão e a cenoura num fio de azeite. Junte o peito de frango, os cravos, o bouquet garni e tempere com sal e pimenta. Cubra com água e deixe cozinhar por cerca de 1 hora (se quiser fazer na panela de pressão, cozinhe por cerca de 20 minutos). Retire o peito de frango, desosse e desfie (o caldo pode ser coado e congelado para fazer risotos ou sopas). Misture o frango desfiado com o requeijão, o cheiro verde e as azeitonas picadas. Verifique o sal e a pimenta e reserve.

Faça a massa, batendo todos os ingredientes no liquidificador. A consistência deve ser cremosa, mas não muito grossa. Unte uma frigideira antiaderente com um fio de azeite (o melhor é usar um pincel ou papel toalha para não ficar com muito óleo), esquente bem e vá despejando as porções de massa com uma concha. Espalhe bem e espere desgrudar nas laterais (esse é o sinal que a panqueca está pronta para ser virada).

Depois que fizer todas as panquecas, recheie cada uma delas com o frango e enrole. Arrume-as num refratário e cubra com um molho de tomate ou molho branco, polvilhe com queijo ralado e leve ao forno para gratinar. 

Nós fizemos a receita com molho de tomate e, para acompanhar, escolhemos um espumante brut.

Beijos e até a semana que vem.

– Veja aqui outros Menu de Baco